Você está aqui: Página Inicial > DNPM participa do 17º Congresso Brasileiro de Mineração

Notícias

DNPM participa do 17º Congresso Brasileiro de Mineração

Foi realizada, em Belo Horizonte, entre 18 e 21 de setembro a EXPOSIBRAM 2017 Exposição Internacional de Mineração e Congresso Brasileiro de Mineração, já em sua 17ª edição.
por dnpm publicado: 21/09/2017 09h54 última modificação: 21/09/2017 14h39
Exibir carrossel de imagens Victor Bicca proferindo sua palestra “Transformação do DNPM na agência reguladora”

Victor Bicca proferindo sua palestra “Transformação do DNPM na agência reguladora”

Foi realizada, em Belo Horizonte, entre 18 e 21 de setembro a EXPOSIBRAM 2017 Exposição Internacional de Mineração e Congresso Brasileiro de Mineração, já em sua 17ª edição. A abertura do evento contou com a participação de autoridades públicas do Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais. Victor Bicca, diretor-geral do DNPM, esteve presente na solenidade de abertura, juntamente com o Ouvidor do DNPM, Paulo Ribeiro de Santana, o Superintendente Substituto do DNPM/MG, Paulo Sérgio Costa Almeida, servidores da Superintendência/MG e de outras Superintendências. Vicente Lôbo, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral/MME, representou o Ministro de Minas e Energia.

O Congresso contou com de cerca de 1.200 participantes, teve como tema principal “Um olhar sobre o futuro da mineração”. Foram proferidas dezenas de palestras, realizadas mesas redondas e painéis temáticos.

No dia 20, foi realizado o Painel Especial – Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira – uma análise sobre dos seus efeitos. Neste painel foram discutidas as 3 Medidas Provisórias (789, 790 791), publicadas no Diário Oficial da União do dia 26 e julho de 2017 e encaminhadas pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional. Victor Bicca, proferiu uma palestra sobre a MP 791, que trata da extinção do DNPM e criação da Agência Nacional de Mineração. Além do Diretor-Geral do DNPM ,por parte do Governo Federal, estavam presentes o secretário Vicente Lôbo e o presidente da CPRM, Eduardo Ledsham.   

Também no dia 20, foi realizada a Sessão Plenária II – Barragens de Mineração – Evolução da Gestão de Segurança. Nesta sessão, o geólogo do DNPM, Luiz Paniago Neves, proferiu palestra sobre o tema “Novas regras do DNPM para a gestão de barragens de mineração – Portaria nº 70.389/2017”.

Com mais de 40 mil visitantes e 500 expositores, a Exposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM), é considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina, a Exposição conta com 13 mil m² de estandes, nos quais estão representadas as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços. No espaço, são apresentadas as principais novidades em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à Indústria Mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.

Victor Bicca proferindo sua palestra “Transformação do DNPM na agência reguladora”

Victor Bicca proferindo sua palestra “Transformação do DNPM na agência reguladora”.

Uma vista da plateia da solenidade de abertura do 17º Congresso Brasileiro de Mineração. Victor Bicca (2º de E/D).

Uma vista da plateia da solenidade de abertura do 17º Congresso Brasileiro de Mineração. Victor Bicca (2º de E/D).

O geólogo Luiz Paniago proferindo sua palestra Novas regras do DNPM para a gestão de barragens de mineração – Portaria nº 70.389/2017.

O geólogo Luiz Paniago proferindo sua palestra Novas regras do DNPM para a gestão de barragens de mineração – Portaria nº 70.389/2017.