Você está aqui: Página Inicial > DNPM publica o Informe Mineral do segundo semestre de 2015

Notícias

DNPM publica o Informe Mineral do segundo semestre de 2015

DNPM apresenta os indicadores e o comportamento da indústria mineral no país para o segundo semestre de 2015
por publicado: 09/06/2016 12h12 última modificação: 09/06/2016 19h18

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) disponibilizou nesta quinta-feira, dia 09/06, a publicação “Informe Mineral do segundo semestre de 2015” cujo acesso e download podem ser feitos por meio do endereço eletrônico: www.dnpm.gov.br .

Nesta publicação estão descritos temas do setor mineral, como o nível de produção mineral, o comércio exterior, o mercado de trabalho, a arrecadação de tributos (CFEM/TAH) e o comportamento dos requerimentos/outorgas de títulos minerários no país no segundo semestre de 2015.

Em destaque, a publicação mostra que no segundo semestre de 2015 a produção mineral brasileira, medida pelo Índice de Produção Mineral (IPM), teve um crescimento de 6,3% quando comparado ao mesmo período de 2014. Este comportamento se deveu principalmente ao aumento na quantidade produzida do minério de ferro, cobre, níquel, alumínio e cromo. Outros indicadores da indústria mineral, tais como o comércio exterior, mercado de trabalho, requerimentos de títulos minerários no DNPM e recolhimento da Taxa Anual por Hectare (TAH) mostraram continuidade de quedas no segundo semestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, embora tenha ocorrido significativo aumento nas outorgas de autorizações de pesquisa e discreta subida da arrecadação da CFEM.

Maiores informações podem ser obtidas na publicação completa do Informe Mineral, clique aqui.