Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo Geral do DNPM > Páginas > Perguntas Frequentes > Sobre exploração

Sobre exploração

por DNPM publicado 27/01/2015 09h23, última modificação 27/01/2015 09h36

Como faço para requerer uma área para minerar?

Inicialmente, Vossa Senhoria precisa contratar Geólogo ou Engenheiro de Minas para que este profissional elabore o Requerimento de Pesquisa e o protocole junto à Superintendência do DNPM no Estado onde ocorre o bem mineral. Este profissional que Vossa Senhoria contratar saberá todos os passos a seguir.

Como posso saber se em minha propriedade tem algum registro de mineradora?

Basta entrar no Google Earth, na Internet (acesso gratuito), reconhecer um ponto no terreno, anotar as coordenadas que lá aparecem para o ponto escolhido. Acesse o Sigmine e entre com as coordenadas anotadas no Google Earth e verifica se o ponto está dentro de algum processo.

Tenho o número de um processo minerário, como posso saber quem é o seu titular?

Basta pegar o número do processo, acesse o Cadastro Mineiro e consulte. Entre com o número do processo e verifique detalhes do seu titular.

O que é Relatório Anual de Lavra?

O Relatório Anual de Lavra (RAL) é um conjunto de informações prestadas ao DNPM pelas empresas detentoras de títulos de Lavra ou Arrendatárias e produz um banco de dados atualizado sobre a indústria mineral brasileira. As informações dos RALs são consolidadas no Anuário Mineral Brasileiro que oferece à sociedade os resultados da mineração para o País.

O que é Pesquisa Mineral?

É a execução dos trabalhos necessários à definição da jazida, sua avaliação e a determinação da exequibilidade do seu aproveitamento econômico.