Você está aqui: Página Inicial > Minas Gerais realiza Congresso Brasileiro de Mineração

Notícias

Minas Gerais realiza Congresso Brasileiro de Mineração

Foi realizada, em Belo Horizonte, entre 14 e 17 de setembro a EXPOSIBRAM 2015 Exposição Internacional de Mineração e Congresso Brasileiro de Mineração, já em sua 16ª edição.
por publicado: 18/09/2015 10h49 última modificação: 18/09/2015 10h56
Exibir carrossel de imagens Celso Garcia (à esquerda) participando da Mesa de Abertura do 16º Congresso Brasileiro de Mineração e EXPSIBRAM 2015

Celso Garcia (à esquerda) participando da Mesa de Abertura do 16º Congresso Brasileiro de Mineração e EXPSIBRAM 2015

Foi realizada, em Belo Horizonte, entre 14 e 17 de setembro a EXPOSIBRAM 2015 Exposição Internacional de Mineração e Congresso Brasileiro de Mineração, já em sua 16ª edição. Nesta edição, o tema do Congresso é “Mineração no mundo da inovação”. A abertura do evento contou com a participação de autoridades públicas do Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais. Celso Garcia, diretor-geral do DPM, representou a Autarquia na solenidade de abertura, bem como Carlos Nogueira Júnior, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, representou o Ministério de Minas e Energia. Representando o Governo de Minas Gerais o Vice-Governador Antonio Andrade, dentre outras autoridades e líderes do setor, como Olavo Machado Junior, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

O Congresso contou com de cerca de 1.200 participantes e teve como tema principal a “Mineração no Mundo da Inovação”. Foram proferidas dezenas de palestras, realizadas mesas redondas e painéis temáticos.

No dia 15, foi realizado o Talk Show com a participação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do presidente da Vale S. A., Murilo Ferreira e do presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Olavo Machado, tendo como mediador o jornalista William Waack.

No dia 16, foi realizado o painel sobre a KIN Catalyst - Mineração do Futuro, onde foram discutidas as relações das empresas de mineração, as comunidades e a necessidade de redução dos impactos ambientais.

Também no dia 16, foi feita uma homenagem ao ex-diretor-geral do DNPM, Francisco Moacyr de Vasconcellos, pela relevância dos serviços prestados à mineração brasileira. A homenagem contou com a presença de familiares do ex-diretor recebendo as honras das mãos do presidente do IBRAM, Fernando Coura e do diretor Marcelo Tunes. A homenagem foi feita em uma sala que lava o nome do engenheiro Francisco Moacyr de Vasconcellos. 

No dia 17, o diretor-geral do DNPM, Celso Garcia, participou como moderador do painel “O papel da pequena e média mineração no desenvolvimento nacional”. Participaram como painelistas: Fernando Mendes Valverde (Presidente–Executivo da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil – ANEPAC); Fernando Luiz Zancan (Presidente da associação Brasileira do Carvão Mineral – ABCM) e Romildo Ribeiro Tavares (Diretor-Executivo do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do estado do espírito Santo – SINDIROCHAS).

Celso Garcia fez uma explanação da importância da pequena e média mineração, sua definição para o DNPM e demais aspectos concernentes ao tema, oportunidade em que respondeu a várias perguntas do público participante do painel.

Além do diretor-geral, participaram do evento: o ouvidor Paulo Ribeiro de Santana; os superintendentes do DNPM em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além  de servidores da Superintendência em Minas Gerais e de outros estados, bem como servidores da Sede.

Também no dia 17, o diretor-geral, Celso Garcia, aproveitando a oportunidade, realizou uma pequena reunião com os servidores do DNPM que estavam participando do Congresso.

Exposibram – nesta edição, a Feira contou com 520 estandes montados em 15 mil m2 de área de exposição e recebeu 50 mil visitantes. Também contou com Pavilhões Internacionais:  África do Sul; Ontário; Canadá; Alemanha; Austrália; China – CCPIT – China Council for the Promotion of International Trade; China – CMEC – International Exhibition e Estados Unidos. No total, 25 países montaram estandes na EXPOSIBRAM 2015.