Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema AMBweb é apresentado à Diretoria do DNPM

Notícias

Sistema AMBweb é apresentado à Diretoria do DNPM

O novo sistema também irá subsidiar outras publicações da autarquia na área de Economia Mineral.
por publicado: 31/03/2015 09h20 última modificação: 31/03/2015 09h20
Exibir carrossel de imagens Victor Bicca, diretor-geral substituto do DNPM; Sérgio Dâmaso, diretor-geral; Osvaldo Barbosa, coordenador de Desenvolvimento da Produção Mineral

Victor Bicca, diretor-geral substituto do DNPM; Sérgio Dâmaso, diretor-geral; Osvaldo Barbosa, coordenador de Desenvolvimento da Produção Mineral

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), por meio da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento da Mineração (Diplam), apresentou na quarta-feira, 25 de março, aos diretores do órgão o novo sistema   AMBweb - uma nova ferramenta por intermédio da qual será possível depurar os dados informados pelos mineradores na declaração do Relatório Anual de Lavra – RAL, com o objetivo de elaborar o Anuário Mineral Brasileiro – AMB.

O novo sistema também irá subsidiar outras publicações da autarquia na área de Economia Mineral. Essa ação foi organizada pela Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento da Mineração – Diplam, e apoiada pela Diretoria-Geral do órgão - que se comprometeu a adquirir computadores, cujo desempenho seja compatível com as especificações do sistema, para possibilitar o trabalho dos técnicos do DNPM - tanto nas superintendências quanto na sede da instituição.

Ao abrir a reunião, o diretor-geral substituto do DNPM, Victor Bicca, falou sobre a importância do novo sistema para o DNPM. Segundo ele, os desafios para a geração e aplicação do AMBweb passam pela necessidade de integração das áreas técnicas do órgão de forma articulada e sinergética

O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Mineração, Paulo Guilherme, discorreu sobre o processo de informatização do AMB.

 O coordenador de Desenvolvimento da Produção Mineral, geólogo Osvaldo Barbosa Ferreira Filho, informou que o AMBweb faz parte de um projeto maior, que consolida as informações disponíveis em outros sistemas: o Relatório Anual de Lavra (RAL), utilizado pelo titular de direitos minerários, e o Analisador do RAL, ferramenta utilizada pela Fiscalização.

O diretor-geral do DNPM, Sérgio Dâmaso, ao finalizar a reunião, destacou a importância do sistema e disse que ficou impressionado com que viu. Ele aproveitou para parabenizar toda a equipe da Diplam. “O ganho maior é a possibilidade de assegurar a publicação de AMB de forma mais sistêmica e continuada. Outra importância do sistema é a possibilidade de ações integradas das diretorias técnicas”, relatou.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete, Ildeumar Fonseca; o diretor de Procedimentos Arrecadatórios, Marco Antonio Valadares; o procurador-chefe, Antonio Salmeirão; a diretora de Gestão de Títulos Minerários Substituta, Vanda Lima; o coordenador-geral de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento, Fábio Borges; Joanes Cruz, que representou a Diretoria de Fiscalização da Atividade Minerária; e servidores da Diplam.